Nossa História

Igreja Cristo Salva - Lugar de Encontro com Deus

O livro de Atos dos Apóstolos conta-nos a história do nascimento e expansão da Igreja. Porém, se você observar atentamente, ele parece interromper sua narrativa no capítulo vinte e oito sem a devida conclusão. Isso acontece porque a história da Igreja não terminou ali, ela continuou a ser escrita através dos séculos. Milhões de homens e mulheres lavados pelo Sangue de Jesus e cheios do Espírito Santo deram continuidade a essa história. Muitos foram perseguidos, torturados e até mortos para que a mensagem da Salvação fosse pregada ao mundo e chegasse até nós. Hoje, através de nossas vidas, escrevemos o capítulo 29 de Atos dos Apóstolos. A história da Igreja Cristo Salva é um pequeno trecho dessa obra maior que está sendo escrita por todos os cristãos ao redor do mundo. Não é a história de apenas um homem, mas é a história de um povo.

Sabemos que seria impossível narrar todos os pormenores e citar todas as pessoas que Deus tem levantado e usado em nosso meio. Muitas dessas histórias somente serão conhecidas na glória. Mesmo assim, para todo este exército anônimo há uma promessa e uma certeza: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”. (I Coríntios 15:58). Esta não é a história de grandes homens, mas a história do que um grande Deus pode fazer na vida de pessoas simples e imperfeitas que confiam nele.

Mais do que conhecer nossas origens, ênfases e experiências com Deus, nossa oração é que através desse resumido testemunho você seja edificado e desafiado a viver uma história com Deus.

Um casal transformado por Jesus!

A história da Cristo Salva de Itupeva começa com nossa igreja-mãe de quem herdamos o nome e algumas ênfases ministeriais. Podemos afirmar que a Igreja Cristo Salva iniciou-se em São Paulo, em 10/11/68 com a conversão do casal Cássio e Noeli Colombo. Eles eram empresários que, atravessando sérios problemas, buscaram ajuda em muitos lugares, sem nada encontrar. Finalmente ouviram a mensagem de amor e salvação e entregaram-se totalmente ao Senhor Jesus. A partir daí, Deus os libertou e realizou grandes milagres em suas vidas.

Impactados pelo amor de Deus, eles logo começaram a evangelizar todos ao seu redor. Muitos jovens os procuravam e recebiam deles amor, cuidado e a mensagem transformadora de Jesus. Com o passar do tempo essa moçada passou a apelidá-los carinhosa e respeitosamente de “tio Cássio” e “tia Noeli”. Aqueles jovens, na maioria hippies, não eram tão bem acolhidos nas igrejas da época por causa de suas roupas e aparência física. Por isso iam até a casa do “tio” na Avenida Itacira para ouvirem a mensagem do evangelho. Ali começaram as “reuniões de segunda feira” e o grupo foi crescendo de 20 para 50, 100, 200, 300… Com muitas conversões, libertações e milagres. O nosso querido Pr. Maurício Olívio (Cristo Salva/ Indaiatuba) se converteu ao Evangelho em uma dessas reuniões.

Tio Cássio e Tia Noely - Igreja Cristo Salva
Tio Cássio e Tia Noely

Por que Cristo Salva?

Orientado pelos seus pastores, em 02/03/1975 Cássio foi ungido pastor e iniciou a ICEII – Igreja Cristã Evangélica Independente de Indianápolis. A Igreja foi crescendo e em 1973 o piloto Alex Dias Ribeiro (Atletas de Cristo), passou a freqüentar a igreja. O Alex foi piloto da Fórmula Ford, F3 e F1 e, para evangelizar enquanto corria, carregava em seu carro o logo “Jesus Saves”, que foi então traduzido para “Cristo Salva”.

Nas corridas em que o Alex participava o pessoal da igreja distribuía folhetos, falava de Jesus, cantava, usava bandeiras… então em todo lugar onde começou a aparecer o “Cristo Salva” as pessoas passaram a associar ao nome “Tio Cássio”. O Alex, reconhecendo isso, amorosamente cedeu a logomarca para a igreja. A partir daí a ICEII passou a ser conhecida como Igreja Cristo Salva.

Previous slide
Next slide

O evangelismo na igreja Cristo Salva sempre foi ousado e inovador. Em meio aos anos 70, quando a maioria das igrejas usava apenas o órgão e o piano durante a celebração, a Cristo Salva foi a primeira igreja no Brasil a admitir abertamente a guitarra e a bateria como instrumentos de louvor. Por causa da música jovem e uma mensagem simples, as pessoas que compareciam na segunda feira voltavam na terça, na quarta, na quinta… e assim, de forma não intencional, a Cristo Salva começou o movimento de cultos diários. O louvor sempre foi uma das características mais fortes da Salva. Em 88 já havia dois grupos de louvor que se revezavam na escala dos cultos. Nessa época surgiu o grupo 3 formado pelo Juninho Afran (guitarra), Wagner Garcia “Maradona” (baixo) e Walter Lopes (bateria) com Luciano Manga e Túlio Régis (vocais), mais tarde, esse grupo se tornaria conhecido como Oficina G3. Segundo o próprio Juninho Afran: “Oficina vem da idéia de conserto, porque nós tocamos e cantamos as nossas experiências com um Deus, que pode consertar e restaurar o que está quebrado. E G3 é uma abreviação de Grupo 3, onde tudo começou”. Rapidamente foram abertas igrejas em Pirassununga, Santo André, Paraguaçu Paulista, Americana, Jundiaí… Missionários foram enviados para o Nordeste, para Israel e a NájuaDiba fundou a primeira igreja evangélica na Albânia. As novas igrejas iam sendo emancipadas na medida em que iam se tornando auto-suficientes. Pois o tio Cássio nunca se sentiu chamado para construir uma denominação e sim para edificar o Reino. Ele cria que, uma vez emancipadas, as novas igrejas deveriam manter um vínculo de amor.

Oficina G3 - Primeira Formação
Equipe Cristo Salva - MTC

O início da Cristo Salva em Itupeva!

Enquanto muitas igrejas infelizmente são formadas a partir de facções e divisões, o Senhor tinha algo diferente para a Igreja Cristo Salva em Itupeva. O mover de Deus em nossa história nos fez ser o fruto da união de três rebanhos: Em Jundiaí o Pr. José Carlos Marion reuniu sua família em uma chácara durante o período de Carnaval em Fevereiro de 1987 para lhes contar do amor de Deus. E em 28/02/87, após as primeiras conversões, apoiados pelo Tio Cássio, esse grupo começou a reunir-se oficialmente como Igreja Cristo Salva. Entre esses primeiros convertidos estão conosco em Itupeva até hoje o presbítero José Roberto e sua irmã Tânia, o “tio” Julinho e a irmã Nida (diáconos), a família Fritz, entre outros.
Evangelismo em Maio de 1988

Nessa mesma época o Pr. Narciso Souza já liderava uma amada igreja pertencente a uma denominação tradicional. Quando ele e alguns irmãos receberam o Batismo no Espírito Santo com a evidência em línguas tiveram que se desligar da igreja. Pois, na época, a denominação a qual pertenciam não concordava com essa experiência. Inicialmente reuniram-se na casa do Pr. Narciso enquanto buscavam uma direção de Deus para unir-se a uma igreja pentecostal. A confirmação veio quando, convidados a participar do culto de inauguração da Igreja Cristo Salva, ouviram a mensagem pregada pelo Tio Cássio. Desse rebanho continuam firmes conosco até hoje o Nico e Nita (diáconos) a Zilá e o Zé Debone (livraria), a Elis (que junto com Marcio, seu esposo, está plantando a Cristo Salva de Catanduva), entre outros.

Diácono Nelson, Pb. Fernando, Pr. Narciso e Pr. José Carlos

Porém, ainda faltava um ingrediente muito especial nessa história. Finalmente em Março de 1993, foi a vez do querido Pr. Ari Borges juntamente com seu rebanho, debaixo de uma direção do Senhor se unirem à Igreja Cristo Salva. Antes, eles se reuniam em Jundiaí debaixo da cobertura da Comunidade Cristã de Ribeirão Preto e, com a benção daquele presbitério, migraram para a Igreja Cristo Salva. São desse rebanho o Sérgio e a Ermelina (pais do Pb. Glauco Souza), a Elaine e o Paulo Sérgio, o José Roberto Cavaliere e família, entre outros.

Pr. Ari Borges
Nosso primeiro Batismo em 1987

Onde há unidade verdadeira sempre haverá fé e conversões genuínas (João 17:21; Atos 2:44-47). Por isso, a cada dia o Senhor tem acrescentado mais e mais pessoas para fazerem parte dessa família. Não ande só, una-se a nós e vamos servir juntos a Cristo!

Projeto 100

Os primeiros anos – A Igreja na Tenda

As primeiras reuniões de nossa igreja foram realizadas num barracão muito simples em uma chácara no bairro do Medeiros em Jundiaí. Mas com o rápido crescimento, logo aquele espaço ficou pequeno e a igreja mudou-se para num galpão cedido pela família Fritz. Porém, esse galpão se encheu também. Então a igreja construiu e mudou-se para uma tenda com capacidade para 200 pessoas. Apesar de pequena, nossa congregação envolveu-se completamente na construção da Tenda. Em 1990 o sonho se concretizava e a Tenda era inaugurada. O culto de inauguração da Tenda contou com o Dr. Russel Shedd ministrando a palavra principal.

Construção da Tenda

A Tenda era na verdade uma armação de ferro revestida de lona e cercada por um amplo e lindo bosque. Nossa congregação reuniu-se ali até Dezembro de 1995, ano em que nos mudamos para Itupeva. Estes primeiros anos foram marcados por uma intensa busca por Deus e inúmeras experiências. Além dos cultos, realizávamos muitas vigílias e o famoso “Louvorzão” um tempo de muita busca em meio a louvores e adoração. A enorme área verde ao redor da Tenda permitia momentos de muito lazer e comunhão.

A Tenda 1990 - 1995
Pr. Sebastião, Terezinha e Familia

Em 1990, no seu terceiro ano de existência, nossa igreja enviou os Prs. Sebastião e Terezinha Alencar ao nordeste confirmado assim nossa vocação missionário. Hoje são muitas as igrejas plantadas naquela região do sertão. Nos seus primeiros três anos e meio, a igreja foi liderada pelo Pr. José Carlos Marion, sob a cobertura da Igreja Cristo Salva de São Paulo. Porém, ele decidiu deixar o Brasil com sua família e mudar-se à trabalho para os Estados Unidos. Em 07 de Junho de 1990 ele oficialmente transferiu a direção da Igreja Cristo Salva para o Pr. Narciso José de Souza. O Pr. Narciso tem sido nosso pastor presidente desde então, completando em 2013, vinte e três anos ininterruptos de apascentamento e cuidado por este rebanho.

Pr Narciso e Família
Pb. José Roberto e Fernando na Reunião de Jovens

Nessa época nossa congregação também foi emancipada da igreja mãe, conforme a visão do Tio Cássio. Éramos então uma igreja com 180 membros e nos reuníamos numa tenda com capacidade para 200 pessoas.

Reuniões na Tenda

Seria impossível mencionar todas as pessoas que carinhosamente nos visitaram e nos edificaram durante os cinco anos que nos reunimos na Tenda. Mas é preciso registrar algumas que foram providencialmente enviadas por Deus em momentos tão oportunos. Exemplo disso foi a visita de uma delegação de pastores mexicanos (1990) do Esquadrão da Vida (1993), e a vinda do Pr. Jorge Tadeu da Igreja Maná (27/07/1993). Também fomos profundamente edificados pelo Pr. Thomas, Natalino e Bernardo entre outros. Todavia, dentre todas as pessoas que nos marcaram naquele tempo, uma delas merece menção especial: Trata-se da Sofia, uma destemida missionária peruana que dedicou 5 anos de sua vida investindo em nossa congregação. Tremendamente usada por Deus na área de Cura Divina e profunda conhecedora das Escrituras, ela nos ajudou na implantação do nosso primeiro curso bíblico, sendo uma das suas primeiras professoras. Os primeiros Grupos Familiares Nossa igreja nasceu nos lares e através de famílias consagradas à Deus ela tem crescido dia após dia. Já nos primeiros anos nossas famílias foram organizadas em pequenos grupos que se encontravam semanalmente nos lares. Ali cada família podia edificar-se, adorar a Deus e alcançar os vizinhos com o Evangelho da Salvação. Estes grupos familiares foram os precursores das células de evangelismo de hoje. Alguns desses grupos mais tarde se tornariam igrejas como o grupo familiar na casa do irmão Antônio que deu origem a Igreja Cristo Salva do Novo Horizonte. Foram muitos os anfitriões que receberam semanalmente um grupo familiar em suas casas e muitas famílias foram alcançadas para Deus. Cremos que a Salvação é para toda a família, pois está escrito que, se você crer no Senhor Jesus, será salvo você e a sua casa (Atos 16:31).

Grupos Familiares

O SINAE

“Nosso primeiro pé em Itupeva” Enquanto a igreja crescia, percebemos que grande parte das novas famílias era de Itupeva. Para ajudar a apascentar este rebanho alugamos, no centro de Itupeva, na Rua Napoleão Benedictus, um imóvel com diversas salas e uma casa nos fundos. O local foi usado para reuniões de oração que aconteciam todas as manhãs. Ali também instalamos um gabinete pastoral para atender os inúmeros aconselhamentos. Além disso, aproveitamos a grande sala com suas dependências para inaugurar o nosso primeiro curso bíblico. E, na casa dos fundos, hospedamos a missionária Sofia. A esse imóvel demos o nome de SINAE – Sede de Intercessão, Aconselhamento e Ensino. Ele representava o “primeiro pé” da igreja na cidade de Itupeva e foi fundamental naqueles primeiros anos. O Curso Bíblico SINAE Inspirado no centro de treinamento Bíblico Rhema nosso primeiro curso bíblico foi inaugurado em 1993. Praticamente toda a primeira geração de líderes de nossa igreja nosso presbitério atual, foi formada nesse curso.

Pra. Bete, Pr. Narciso, Miss. Sofia, Pba. Virgínia, Pr. Gordon Chown e Dra. Verônica

Foram muitas as pessoas que contribuíram para o sucesso do Curso Bíblico SINAE. Além do incentivo e apoio do Pr. Gordon Chown e do incansável trabalho d a Missionária Sofia, somos gratos ao esforço do Pr. Luis Carlos, e, mais tarde, do Imaú e Marta Fraga, assim como de inúmeros irmãos que trabalharam na secretaria ou no corpo docente Prs. Narciso e Vilela na aula de inauguração do Curso Bíblico SINAE.

Aulas do Curso Bíblico SINAE

Deus estava edificando a nossa fé para grandes conquistas

A fé é uma força espiritual que move montanhas em nossas vidas. Ela nos faz crer no incrível, ver o invisível e conquistar o impossível! Um Salto de Fé Apesar do rápido crescimento, a igreja ainda passava por dificuldades financeiras para manter aquele ritmo. As entradas eram insuficientes e precisávamos de outro local de reunião. De preferência em Itupeva e necessariamente maior para acomodar o rebanho que crescia.

Naquela época a maior parte da igreja era de Itupeva e para trazê-los aos cultos, nós usávamos um ônibus cedido pelo Emílio Marion, carinhosamente apelidado de “expresso poeirinha”. O Marcílio Calazans também transportava vários irmãos com sua Kombi, e muitos outros irmãos cooperavam com um sistema de caronas para que todos pudessem participar dos cultos. Mas a logística era um dos problemas menores, pois havia um prazo para que desocupássemos a Tenda e ainda não tínhamos para onde ir.

Naquele momento tão difícil o Senhor queria nos ensinar a respeito da fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus.

Primeiro acampamento de Jovens 19 à 23/02/1993

Nosso primeiro ônibus

Em Julho de 1994, numa Terça Feira pela manhã, enquanto orava com outros irmãos, veio ao coração do Pr. Narciso uma passagem das Escrituras: “Eu edificarei a minha Igreja”. Ajoelhado ali, debaixo de tanta pressão, ele orou dizendo: “Senhor, de que igreja estás falando? Nós não temos nada. A tenda não é nossa, precisamos desocupá-la e tu sabes que teu povo não tem para onde ir, não temos ônibus, nem como transportar o teu povo… ” Naquele instante ele teve a visão de um ônibus branco com a inscrição “Comunidade Evangélica Cristo Salva”. Subitamente Deus lhe falou: “Filho, compre o ônibus”. Sob o peso daquela Palavra uma convicção indestrutível brotou em seu coração. Ao levantar-se da oração ele disse aos demais: “Irmãos, nós temos um ônibus!”

Pr Narciso

Naquela semana, o nosso pastor, compartilhou com a igreja aquela palavra anunciando que até o dia 15 de Agosto teríamos nosso primeiro ônibus e acrescentou: “Se os irmãos cooperarem nós teremos o ônibus e, se os irmãos não cooperarem, nós teremos o ônibus mesmo assim, porque Deus falou”. Alguns dias depois pastor Narciso, pastor Vilela e o irmão Rudinho foram procurar um ônibus para comprar. No primeiro estacionamento o pastor Narciso viu o ônibus branco da visão (ainda sem a inscrição é claro). Eles negociaram o ônibus mediante uma pequena entrada e parcelas através de cheques pré datados. No dia 15 de Agosto de 1994 o primeiro ônibus entrava no estacionamento da tenda conforme a palavra que o Senhor tinha dado. O milagre aconteceu! A provisão sobrenatural veio! As ofertas para a compra do ônibus foram tantas que, além de antecipar o pagamento a vista do primeiro ônibus, no dia 30 de Agosto, pudemos comprar o segundo ônibus também a vista. Logo depois, no dia 15 de Setembro compramos a primeira Kombi. Hoje os ônibus são uma importante ferramenta para garantir que, mesmo aqueles que moram distante, possam participar dos cultos. O problema de transporte estava resolvido! Mas Deus tinha mais para nós e no dia 8 de Dezembro de 1994 dávamos o maior passo de todos: A compra do nosso próprio terreno em Itupeva.

Porque Itupeva?

A igreja havia crescido muito porque o evangelismo sempre foi uma das ênfases do nosso Chamado. Porém, a maioria dos convertidos era de Itupeva e não de Jundiaí. Os ônibus levavam as pessoas para os cultos na tenda, mas ficou evidente que Itupeva era o local onde o novo templo deveria ser construído. A confirmação veio por intermédio do pastor Danilo de Ribeirão Preto. Enquanto orava do alto da cidade ele liberou uma palavra profética sobre a igreja e sobre a cidade: “E tu Itupeva, pequena, de ti sairá luz para todo o Brasil”.

O milagre da provisão

Havia um prazo correndo contra a igreja. Precisávamos desocupar a tenda e no dia 08 de Dezembro fechamos a compra do terreno de 6.700 metros quadrados num bairro com nome bem sugestivo: “Portal Santa Fé”. 

A compra ficou acertada por R$ 48.000,00. Seria pago R$ 20.000,00 como sinal e mais 4 parcelas de R$ 7.000,00. Mas na realidade a receita total da igreja não passava de R$ 4.000,00 por mês e não tínhamos nem mesmo o dinheiro da entrada. Propusemos ao antigo dono pagar a entrada entregando R$ 8.000,00 em dinheiro (tudo que tínhamos) e um cheque para o dia 20 daquele mesmo mês no valor de 12.000,00. Não sabíamos como levantar o valor para cobrir aquele cheque, mas confiávamos em Deus para suprir a sua igreja. Era um teste de fé!

Na sexta feira, 16/12/94 o amado Hélio Fuller, fiel tesoureiro naqueles tempos difíceis disse ao pastor Narciso: “Pastor, nós não temos o dinheiro, não chegamos nem perto do valor”. Aquele foi um final de semana de muita oração, mas na segunda feira, 19/12/94 o irmão Hélio chorando disse: “pastor, temos em conta exatamente: R$ 12.365,00”.

Deus havia agido mais uma vez em favor do seu povo!

O início da construção

Com o pagamento das parcelas do terreno, o caixa da igreja estava comprometido e não havia como pensar em construir. Naqueles dias o irmão Arcílio, diácono e pedreiro, se dispôs a assentar os primeiros tijolos. Sabendo que não tínhamos dinheiro ele disse “pastor, trace o projeto porque nós não precisaremos de dinheiro para cavar os alicerces”. E assim foram sendo comprados alguns tijolos e depois outros e Deus foi suprindo a cada dia e a construção não parou mais!

Início da Construção do Templo atual
O irmão Artur Cupari, pai do Pr. Artur, era dono de um depósito de material para construção e nos ajudou fornecendo material a preço de custo. A igreja se envolveu completamente na construção. I rmãos doavam carros, terrenos, joias e principalmente mão de obra. Nos finais de semana havia mutirões trabalhando na construção para que tudo ficasse pronto até o final do ano de 1995.
Mutirão – homens e mulheres trabalhando para aprontar o Templo até 31/12/1995

Com capacidade para 800 pessoas e ainda sem a galeria realizamos nosso primeiro culto no novo templo no dia 31/12/1995. Agora a igreja estava oficialmente na cidade de Itupeva.