“Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi”. (Isaías 44:22)
Se há algo capaz de revolucionar a nossa vida com Deus e com as pessoas que nos cercam é a habilidade de aprender a esquecer. De fato, tudo que algumas pessoas precisam para ter o melhor de Deus e a plenitude em seus relacionamentos é de uma “santa amnésia”. Sua memória se não for bem utilizada pode ser uma fonte de insegurança, incredulidade e tristeza. Por isso aprenda a esquecer!
Quando, após errarmos, nos arrependemos e pedimos perdão a Deus, Ele nos perdoa instantaneamente porque Ele esquece: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro”. (Isaías 43:25). Então porque muitas vezes, mesmo nos arrependendo e pedindo perdão, não nos sentimos perdoados? Porque nós é que demoramos a esquecer. É por isso que, mesmo sabendo que Ele já desfez nossos pecados como a névoa, muitos não tornam para Ele com a mesma intensidade de antes. Esse era um dos segredos do grande apóstolo Paulo que dizia:“mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão…” (Filipenses 3:13); Quem não esquece, não avança!
Isso também acontece em nossos relacionamentos. Quantos casamentos estão indo de mal a pior porque um dos cônjuges tem uma ótima memória e faz questão de usá-la constantemente para trazer do passado aquilo que devia estar esquecido e enterrado. Você não pode ser refém do passado nem torturar a outra pessoa com sua memória. Precisa aprender a esquecer!
Não me entenda mal. Não estou dizendo que temos que ignorar nossos erros ao invés de confrontá-los. Mas estou falando que todo erro do qual nos arrependemos e pedimos perdão, nos concertando, precisa ser esquecido. De igual modo não estou afirmando que não devemos ter memória. Pelo contrário, precisamos “… trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Jeremias 3:21). Perceba que se nossa memória será fonte de dor, vergonha e tristeza ou de alegria, fé e amor… dependerá de como a utilizamos. Há coisas em sua vida que precisam ser esquecidas!
Aprenda com Deus. Quando Ele olha para você, ele não vê Passado, vê apenas Futuro! Confie nele, encha o seu coração com a fé e o amor de Deus. Aprenda a esquecer porque você tem um Futuro!
Pr. Jonas Alencar – Igreja Cristo Salva -Itupeva SP